Sexta-feira, 
09 de Outubro de 2026 - 

Controle de Processos

Insira seu usuário e senha para acesso ao software jurídico
Usuário
Senha

Webmail

Clique no botão abaixo para ser direcionado para nosso ambiente de webmail.

Notícias

Receba nossa newsletter

Insira seus dados nos campos abaixo.
Nome
Email

Previsão do tempo

Segunda-feira - Brasília, DF

Máx
26ºC
Min
18ºC
Chuva

Terça-feira - Brasília, DF

Máx
29ºC
Min
18ºC
Chuva

Comunidade indígena do Rio de Janeiro será indenizada por reportagem que a associou ao tráfico de drogas

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, a condenação da Editora Globo ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais à comunidade indígena Guarani de Bracuí, localizada em Angra dos Reis (RJ). A indenização foi fixada pela Justiça Federal fluminense em razão de reportagem que associou os indígenas ao tráfico de drogas e afirmou que a comunidade receberia cachaça em troca de maconha.Apesar de manter a indenização, o colegiado afastou a condenação da empresa ao pagamento de honorários advocatícios em favor do Ministério Público Federal (MPF), autor da ação civil pública que questionava o teor da reportagem. Seguindo jurisprudência do STJ, os ministros entenderam que, nesse tipo de ação, só é cabível a condenação em honorários sucumbenciais se houver comprovação de má-fé do autor ou da parte ré. ​​​​​​​​​Relator, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, manteve indenização à comunidade indígena Guarani de Bracuí.​Em recurso especial contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a Editora Globo questionou a legitimidade do MPF para propor a ação, alegando que os interesses discutidos seriam inpiduais homogêneos, pois as pessoas supostamente ofendidas seriam identificáveis e os danos, pisíveis.  Ainda segundo a empresa, a reportagem foi publicada no exercício do direito de informar, com caráter investigativo e interesse social, baseada em fonte considerada idônea. Por fim, pediu a redução da indenização para R$ 30 mil.Identificação da comunidade indígena não afasta natureza coletiva da açãoO ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do recurso, explicou que a legislação brasileira atribui ao Ministério Público a defesa judicial dos direitos e interesses das populações indígenas e reconhece sua legitimidade para propor ações em proteção de interesses difusos e coletivos.Segundo o relator, o fato de a comunidade ser identificável e estar situada em território delimitado não muda a natureza coletiva da demanda. Além disso, ele lembrou que o STJ admite a atuação do órgão na defesa de direitos inpiduais homogêneos quando houver relevante interesse social.Cueva observou que a Lei 7.347/1985 (Lei da Ação Civil Pública) prevê a responsabilização por danos extrapatrimoniais sofridos por grupos raciais, étnicos ou religiosos. "Condutas que atentem contra a honra ou a dignidade de grupos étnicos configuram lesão a interesses transinpiduais juridicamente protegidos, passíveis de tutela pela via coletiva", ressaltou.Liberdade de imprensa deve ser conciliada com outros direitos fundamentaisDe acordo com o magistrado, as liberdades de expressão e de imprensa, embora protegidas pela Constituição, devem ser conciliadas com o princípio igualmente constitucional da proteção à honra e à dignidade e das pessoas. "Afasta-se o argumento de que o acórdão estaria limitando a liberdade de expressão e a atividade jornalística. Em verdade, no caso concreto, predomina a violação à honra dos indígenas, aos quais foram atribuídas condutas ilícitas e profundamente desabonadoras", declarou. Em relação ao valor da indenização, Villas Bôas Cueva enfatizou que a revisão do valor fixado pelas instâncias ordinárias exigiria o reexame de fatos e provas, o que é vedado em recurso especial pela Súmula 7.  Leia o acórdão no REsp 1.870.654.
09/10/2026 (00:00)
© 2026 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Pressione as teclas CTRL + D para adicionar aos favoritos.